sexta-feira, 29 de abril de 2011

Recolha de tinteiros e toners


Por cada tinteiro e toner usado que entregues para reciclar estarás a abraçar a organização não governamental sem fins lucrativos de prestação de serviços na área da SIDA.
Este surge com a finalidade de contribuir para um ambiente melhor, propondo-se a recolher e reciclar os consumíveis usados de impressoras, quer a jacto de tinta ou lazer. Todos os tinteiros e toners que a Emptyman recolha serão reciclados ou será dado um tratamento específico para que estes não sejam colocados nos aterros, evitando assim 600 anos de espera pela sua biodegradação.
Ao participares neste projecto irás contribuir para uma poupança de recursos naturais essenciais à preservação da vida na terra. Porque preservar o Ambiente é preservar a Vida. 
Podes deixar os tinteiros ou toners no espaço J.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Priolo

O Priolo, ave endémica da ilha de São Miguel, é uma das espécies mais ameaçadas de toda a Europa. Para conhecer este pássaro, podes visualizar um trabalho realizado pela aluna Inês Sampaio, da turma 5.ºF do ano lectivo 2009/2010.

O priolo
View more documents from prsfreitas.
">

Palestra: “A compreensão da dinâmica climática e o mito das alterações climáticas”

Realizou-se no passado dia 07 de Abril pelas 10h15m a palestra: “A compreensão da dinâmica climática e o mito das alterações climáticas”. Esta palestra teve como orador o Professor Doutor António Pedrosa. Doutorado pela Universidade do Porto, o professor focou a sua apresentação no mito das alterações climáticas. Para este docente, ao longo da história do nosso planeta sempre houve períodos de aquecimento e de arrefecimento do nosso planeta e daí as alterações climáticas provocadas pelo Homem ser um mito. A palestra teve como destinatários todos os alunos do 8.º ano de escolaridade. Esta palestra foi dinamizada pelos grupos disciplinares 230 e 510, e surge na sequência dos projectos Eco-Escolas e EDP – o Ambiente é de todos. Desde já, o nosso muito obrigado a todos os alunos que participaram, bem como, aos professores que acompanharam as turmas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oleão

Já podes trazer os óleos usados de casa para fazer a reciclagem. Podes encontrar o oleão junto a entrada exterior da cantina.

Geração Depositrão

  Já podes trazer para a tua escola os pequenos electrodomésticos em fim de vida ou avariados (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, serras, computadores, entre outros) para a tua escola. Coloca estes electrodomésticos no depositrão que se encontra ao lado da papelaria.

Rolhas de Plástico

Sê solidário!

Recolhe as tampas de plástico para ajudar a comprar equipamento ortopédico. Podes colocar as rolhas na manga que se encontra em frente à papelaria.

Brigada Verde 2010 – Concurso de Ideias

Terminou no passado dia 30 de Março de 2010 o prazo de entrega do projecto “Brigada Verde 2010 – Concurso de Ideias”. O Concurso nacional Brigada Verde 2011 visa estimular o interesse e a criatividade na busca de soluções mais sustentáveis através da participação activa dos jovens.
Este concurso pretende ser uma mais-valia para a Escola e para a Comunidade em que a mesma se insere, favorecendo o aparecimento de projectos de intervenção local que visem a melhoria da qualidade de vida, potencializando os princípios de responsabilidade social dos indivíduos e organizações.
O Concurso Nacional Brigada Verde na Floresta pretende não só assinalar o Ano Internacional das Florestas como também reforçar a importância de uma gestão participada dos espaços florestais, através do apoio/incentivo ao surgimento de acções de intervenção promovidas a partir das escolas.
A escola E.B. 2,3 de S. Torcato submeteu projecto coordenado pelas professoras Cristina Gonçalves e Emília de Sousa. O projecto submetido por estas docentes tem como objectivos:
§  Capacitar os alunos com conhecimentos técnicos e práticos para o desempenho de uma profissão;
§  Sensibilizar os alunos para a preservação dos espaços envolventes à escola;
§  Fomentar boas práticas ambientais e prevenção dos recursos naturais;
§  Incentivar o espírito crítico e a capacidade avaliativa dos alunos no domínio da ética ambiental incitando-as a serem consumidores ecológicos.
Este projecto está a ser desenvolvido no âmbito dos cursos CEF - Cursos de Educação e Formação - o CEF Jardinagem e Espaços Verdes da escola EB2,3 de S. Torcato.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícias sobre a exposição da biodiversidade...


Clique na imagem e poderá ver um artigo de jornalismo escrito pela aluna Cátia Fernandes, n.º 8 do 5º ano da turma B. O artigo menciona as actividades realizadas no âmbito da exposição sobre a biodiversidade e comemoração do dia mundial da árvore.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Palestra "Os incêndios florestais no Vale do Ave num contexto de mudanças climáticas”


Realizou-se no passado dia 06 de Abril pelas 10h15m a palestra: “Os incêndios florestais no Vale do Ave num contexto de mudanças climáticas”. Esta palestra teve como orador o Professor Doutor António José Bento Gonçalves. Licenciado em Geografia e Mestre em Geografia Física pela Universidade de Coimbra e Doutor em Geografia pela Universidade do Minho. O professor focou a sua apresentação nos efeitos que os incêndios florestais poderão provocar na região do Vale do Ave. A palestra teve como destinatários todos os alunos do 7.º ano de escolaridade. Esta palestra foi dinamizada pelos grupos disciplinares 230 e 510, e surge na sequência dos projectos Eco-Escolas e EDP – o Ambiente é de todos. Desde já, o nosso muito obrigado a todos os alunos que participaram, bem como, aos professores que acompanharam as turmas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exposição sobre Biodiversidade

A exposição esteve presente desde o dia 11 até ao dia 30 de Março, era composta por 4 cartazes, onde abordavam temas relativos à Biodiversidade. Os cartazes foram facultados pela Biblioteca Municipal Raul Brandão de Guimarães. Em simultâneo com a exposição eram projectados  slides com imagens sobre a biodiversidade e geodiversidade mundial. A exposição era aberta a toda a comunidade escolar, especialmente para os alunos do 5.º e 8.º ano.
Para os alunos do 8.º ano foi preparado um Biblio-paper intitulado “Biblio-paper  Ler + é + Vida”  em que os alunos teriam que aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais e  nos cartazes expostos.
Para os alunos do 5.º Ano foi proposto o visionamento de um vídeo “ Os últimos Priolos” em seguida, os alunos, eram convidados a recontar a história partindo de um suporte visual em que tinham que dar continuidade a uma frase ou imagem retirado do vídeo.